quinta-feira, 29 de julho de 2010

Happy Birthday !!!

Niver, Niver, Niver !!!!! Dia 3 de agosto próximo teremos festa ! É o nosso primeiro aniversário (q a gnt saiba !) da turma.

Vamos parabenizar nossa amiga e colega Lidiane ! E aguardar um pedaço do bolo pra nós...

É isso aí, dia 3 de agosto teremos o parabéns p vc.

Bjs e abçs antecipados. And go ahead !

haihaiahiahaa

domingo, 25 de julho de 2010

Noooossa primeira foto !!!


Ói nóiz aí !!!! Essa é a turma da Pós Gestão Social de Pessoas da FAN 2010.1

Ué !!! Só tem mulheres ??? Nãããooo... Emerson estava trabalhando, Márcio e Gilvan eram os fotógrafos...

Galera boa ! Boa sorte p nós ! E forte abç pra nossa Pró Maria de Fátima Belchior (de verde na foto).

Inté breve !

Foto: 24 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Reengenharia

Reengenharia: resumo apresentado à disciplina Fundamentos de Gestão (Módulo II) do Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Pessoas (Profa. Maria de Fátima Belchior)

1.O que é a Reengenharia ? é um método de gestão de organizações, cujo maior recurso é incorporar os adventos da TI. Mudança é a palavra-chave, juntamente com simultaneidade, múltiplas realidades, horizontalidade, aproximação, foco nas pessoas, quebra de parcialidade, etc.

2. Método/Formato: as empresas que adotam a Reengenharia vivem para fora e não exclusivamente para dentro. É aquela que mais facilmente responde às demandas e às alterações do ambiente e se organiza em equipes, sem um epicentro de comando, mas com uma lógica rápida, segura, eficaz e eficiente para garantir a ação no mercado. Em suma: (a) absoluta conectividade com todas as formas de saber o que está se deslocando no ambiente; (b) absoluta conectividade interna para manter a integridade? (c) clareza em relação aos deslocamentos pretendidos e velocidade nas decisões.

3. Plano de Trabalho/Perfil Estratégico: (a) observar ou construir CENÁRIOS (a organização não é uma ilha de excelência e deve se deslocar no tempo e no espaço sempre que necessário); (b) constituir e/ou fortalecer um COMITÊ GESTOR (composto por lideranças internas dispostas às mudanças e com perfil adequado); (c) orientar-se pela MUDANÇA/TRANSFORMAÇÃO (rever a intencionalidade da organização, nichos de mercado, reinvenção do cliente, ambientes, políticas)

4. Identificando processos: o que aqui se denomina processo nada tem a ver com linha de produção fabril. O processo em Reengenharia é um caminho pleno de decisões, escolhas e estratégias, que para ser realizado exige informação e poder decisório distribuído e compartilhado. Esse conjunto é o que dá identidade à organização, na medida em que rompe tradições, assume a criatividade, vale-se da conectividade, privilegia o fazer coletivo, fortalece as equipes (co-responsabiliza) e foca nos resultados.

5. Pontos críticos e desafios: a) desvinculação da melhoria de processos das questões estratégicas do negócio, os quais devem estar vinculados a objetivos mensuráveis; b) Não envolvimento das pessoas certas. A melhoria de processos deve ser realizada pelas pessoas envolvidas no processo, incluindo clientes e fornecedores; c) Equipes de redesenho são auto-suficientes. Mesmo que a empresa tenha equipes de melhoria de processo altamente motivadas; d) somente a reengenharia promove melhorias significativas; e) pessoas são peças intercambiáveis. Um novo processo precisa ser amplamente avaliado e testado em relação às habilidades das pessoas que serão afetadas; f) focar mais o redesenho que a implementação, o que requer equipar a organização de modo a absorver a mudança; determinar um líder da implementação; estabelecer planos de ação detalhados; definir papéis e recompensas e gerenciar um esforço coletivo; g) melhoria de processos versus gerenciamento de processos. Devem se combinar e adotar uma postura de projetos.

Emerson Neves, Lorena Passos e Márcio Mascarenhas (24 de julho de 2010)