sábado, 24 de julho de 2010

Reengenharia

Reengenharia: resumo apresentado à disciplina Fundamentos de Gestão (Módulo II) do Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Pessoas (Profa. Maria de Fátima Belchior)

1.O que é a Reengenharia ? é um método de gestão de organizações, cujo maior recurso é incorporar os adventos da TI. Mudança é a palavra-chave, juntamente com simultaneidade, múltiplas realidades, horizontalidade, aproximação, foco nas pessoas, quebra de parcialidade, etc.

2. Método/Formato: as empresas que adotam a Reengenharia vivem para fora e não exclusivamente para dentro. É aquela que mais facilmente responde às demandas e às alterações do ambiente e se organiza em equipes, sem um epicentro de comando, mas com uma lógica rápida, segura, eficaz e eficiente para garantir a ação no mercado. Em suma: (a) absoluta conectividade com todas as formas de saber o que está se deslocando no ambiente; (b) absoluta conectividade interna para manter a integridade? (c) clareza em relação aos deslocamentos pretendidos e velocidade nas decisões.

3. Plano de Trabalho/Perfil Estratégico: (a) observar ou construir CENÁRIOS (a organização não é uma ilha de excelência e deve se deslocar no tempo e no espaço sempre que necessário); (b) constituir e/ou fortalecer um COMITÊ GESTOR (composto por lideranças internas dispostas às mudanças e com perfil adequado); (c) orientar-se pela MUDANÇA/TRANSFORMAÇÃO (rever a intencionalidade da organização, nichos de mercado, reinvenção do cliente, ambientes, políticas)

4. Identificando processos: o que aqui se denomina processo nada tem a ver com linha de produção fabril. O processo em Reengenharia é um caminho pleno de decisões, escolhas e estratégias, que para ser realizado exige informação e poder decisório distribuído e compartilhado. Esse conjunto é o que dá identidade à organização, na medida em que rompe tradições, assume a criatividade, vale-se da conectividade, privilegia o fazer coletivo, fortalece as equipes (co-responsabiliza) e foca nos resultados.

5. Pontos críticos e desafios: a) desvinculação da melhoria de processos das questões estratégicas do negócio, os quais devem estar vinculados a objetivos mensuráveis; b) Não envolvimento das pessoas certas. A melhoria de processos deve ser realizada pelas pessoas envolvidas no processo, incluindo clientes e fornecedores; c) Equipes de redesenho são auto-suficientes. Mesmo que a empresa tenha equipes de melhoria de processo altamente motivadas; d) somente a reengenharia promove melhorias significativas; e) pessoas são peças intercambiáveis. Um novo processo precisa ser amplamente avaliado e testado em relação às habilidades das pessoas que serão afetadas; f) focar mais o redesenho que a implementação, o que requer equipar a organização de modo a absorver a mudança; determinar um líder da implementação; estabelecer planos de ação detalhados; definir papéis e recompensas e gerenciar um esforço coletivo; g) melhoria de processos versus gerenciamento de processos. Devem se combinar e adotar uma postura de projetos.

Emerson Neves, Lorena Passos e Márcio Mascarenhas (24 de julho de 2010)

2 comentários:

  1. Super legal, achei super interessante essa idéia, pois assim teremos nosso espaço de compartilharmos nossos trabalhos, nossas emoções, alegrias, enfim...de estarmos cada vez mais próximos...Turma 1000...valeu!!! Espero que todos participem desse blog, até breve e desejo todo sucesso a todos nós!!!Bjs
    Fabiana Leal

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  2. Muito Legal!!! Parabéns pela iniciativa e concretização do blog. Abraço.

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